Corpo docente

Conheça nossa equipe de professores
 

Suzy Cabral

Gerente Sênior de Engenharia Clínica e Processos de Centro Diagnóstico no Grupo Fleury, Mestre em Engenharia Elétrica pela UNICAMP, Pós Graduada em Administração Hospitalar pela UNAERP, Especialista em Avaliação da Qualidade de Imagens Médicas PUC/SP. Atua há mais de 20 anos na área de Engenharia Clínica com publicações em Congressos Nacionais e Internacionais. 

Alexandre Ferreli

Engenheiro em Eletrônica (UFRJ), Mestre em Engenharia Biomédica (UFRJ), MBA em Engenharia de Manutenção (EE/UFRJ), Especialista em Segurança do Trabalho (EE/UFRJ), Especialista em Engenharia Clínica (Albert Einstein). Autor de vários artigos em congresso e do livro 'Gestão da Manutenção em Serviços de Saúde'. É presidente da ABEClin (Associação Brasileira de Engenharia Clínica). Professor da disciplina Manutenção hospitalar do curso MBA em Engenharia de Manutenção da UFRJ. Membro Senior do IEEE, ACCE, conselheiro da ABRAMAN e do IBAPE-RJ.

Luiz Eduardo Gonçalves da Costa

Formado em Engenharia Eletrônica pelo CEFET/RJ (1985), com Mestrado em Engenharia Biomédica pelo PEB/COPPE/UFRJ (1992). Fez ainda MBA em Marketing Estratégico pela EBAP/FGV - RJ (1998). Possui também pós-graduação em Administração Hospitalar pelo Centro de Pós-Graduação São Camilo/RJ (2001) e outra pós em Engenharia Econômica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, UERJ (2003). Iniciou sua carreira em empresa multinacional alemã, de grande notoriedade pelo seu mix diversificado de produtos para a saúde (correlatos), na qual passou 15 anos, exercendo ao longo deste tempo diversas atividades em áreas fabris e comerciais. De outubro de 2002 até janeiro de 2005 atuou como chefe da Unidade de Tecnovigilância (UTVIG/GGTPS) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA/MS, tendo atuado também como inspetor/auditor de empresas para fins de Certificação de Boas Práticas de Fabricação de Produtos Médicos, CBPF-PM, conforme a Resolução RDC ANVISA Nº. 59, de 27 de junho de 2000. Participou como instrutor convidado, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em diversos treinamentos da Resolução RDC ANVISA Nº. 59/2000, que estabelece as Boas Práticas de Fabricação de Produtos Médicos, BPF. Vice coordenador do Curso Intensivo em Assuntos Regulatórios de Produtos para Saúde no Instituto RACINE (http://www.racine.com.br/ir/curso-intensivo/assuntos-regulatorios-produtos-saude-correlatos/). Consultor SEBRAE/DF nas áreas de Produtividade e Qualidade.

Thiago Bajur Alves Miranda

Engenheiro de controle e automação pela UFMG. Estudou Engenharia de Sistemas Médicos na OVGU, Magdeburg Alemanha. Especialista em engenharia clínica pelo Albert Einstein. Escritor, aos 11 escreveu um livro intitulado Zot, ganhador do premio Barf em Portugal. Desenvolveu o primeiro analisador de segurança elétrica automático do Brasil. Já foi Juiz na German RoboCup, maior evento de Robótica do mundo. Co-Fundador da Arkmeds empresa de desenvolvimento de sistemas para engenharia clínica e metrologia avançada, Stranlab indústria de analisadores e instrumentação de equipamentos médico hospitalares, Findoo empresa de desenvolvimento de sistemas ERP e de posicionamento digital e a E-Class plataforma e metodologia de ensino que utiliza de tecnologias como Machine Learning e realidade virtual para otimização do ensino individual. 

Ana Paula Lemes Jesus dos Santos

Sou formada em Engenharia Biomédica e estou cursando pós em especialização em informática em saúde, fiz estágio no Hospital Municipal de SJC, desenvolvendo e implantado um manual para prontuário, fiz gerenciamento de equipamentos hospitalares e realizei treinamentos sobre estufa em 20 UBS´s de SJC. Como trabalho final da graduação e iniciação científica, desenvolvi um sistema de gerenciamento para equipamentos médico-hospitalares aplicados as clínicas de atendimento odontológico e fisioterapico da Univap, durante a graduação tive a oportunidade de participar do desafio sebrae, onde junto a uma equipe administramos uma empresa de fabricação de xampus. E também tive a satisfação em participar do Projeto Rondon, onde atuei como voluntária no Município de Muribeca-SE, ministrando capacitações sobre Plano Diretor. Após formada comecei a atuar na Plani Diagnóstico por Imagem, realizando tratamento, angulação, impressão e documentação para laudo em imagens de radiologia digital.

Léria Rosane Holsbach

Graduada em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, especialização em Engenharia Clínica, mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal da Paraíba, e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. Pós doutorado realizado na Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul -UFRGS. Possui experiência nacional e internacional de mais de 25 anos na área da Saúde. Trabalhou como coordenadora da Engenharia clínica e biomédica da Santa Casa de Porto Alegre por 25 anos, na Avaliação e Gestão de Tecnologias (projetos planejamento, aquisição, manutenções, desativações de tecnologias) e Acreditação Hospitalar e na Aviação comercial. Atualmente é coordenadora e docente do curso de Eng Clinica do Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Pesquisadora e docente do Programa de Pós Graduação da Engenharia de produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora colaboradora nos cursos de pós-graduação das seguintes instituições: Universidade de Fortaleza  UNIFOR; Escola de Saúde Pública do Ceará; Universidade Estadual da Paraíba ? UEPB; Instituto de Administração e Ciências da Saúde de Porto Alegre - IACHS. Consultora das seguintes instituições: Ministério da Educação (MEC); Ministério da Saúde (MS); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (CAPES);Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES);Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP); Conselho Federal de Engenharia (CONFEA); Organização Mundial da Saúde (OMS), ), empresas da área de saúde nos Estados Unidos da América, Alemanha e Turquia. Recebeu prêmios tais como: Clinical Engineering Outstanting Teamwork Award, International Federation for Medical and Biological Engineering - Clinical Engineering Division, Certificado de Reconhecimento Especial - Aquisição de Tecnologias Médicas, Santa Casa de Porto Alegre, Best Poster Award, WFHSS - 15 World Sterilization Congress, Certificado de Reconhecimento da Engenharia Biomédica/Clinica - Destaque Gestão Institucional, Santa Casa De Porto Alegre, O Poder das pequenas ações, 3M - Infection Prevention Division. 

Pedro de Britto Moreira Neto

Sou formado em Engenharia Elétrica, iniciei meu percurso profissional em uma Concessionária de Energia, depois fui convidado a trabalhar na área de planejamento, projetos e obras Hospitalares, depois passei para a área de manutenção predial hospitalar, onde conheci a Engenharia Clínica. Me apaixonei completamente, então fiz  a especialização em Engenharia Clínica no Hospital Albert Einstein - SP, tive o privilégio de trabalhar por 6 anos na Santa Casa de Misericórdia da Bahia - Hospital Santa Izabel, onde puder crescer profissionalmente, entrando como técnico de eletrônica Junior e chegando a Gerencia da Engenharia Clínica. Também participei do projeto do Hospital Municipal de Salvador, fazendo toda a parte de análise dos projetos, validando de acordo com as normas vigentes, fiz as especificação dos equipamentos médicos, acompanhamento dos processos de licitação dos equipamentos, recebimento, instalação e validação de todo o Hospital. Morei em Salamanca - Espanha, no ano de 2008, ano que fiz intercâmbio da faculdade, também morei em Montreal - Canadá e atualmente moro no Porto - Portugal, onde puder fazer um MBA em Gestão em Saúde pela Catolica Porto Business School. Atualmente tenho empresa de Engenharia Clínica em Portugal (HWMed) e empresa de Consultoria em Engenharia Clínica no Brasil (Uptime Clinical). 

Douglas Cury

Formado em Engenharia Industrial- Elétrica pela universidade Santa Cecilia em Santos-SP. Pós graduação em administração de empresas, Latu Sensu. Fundador e Diretor Técnico da Grau Engenharia de Instalações, empresa especializada em projetos de instalações  hospitalares, elétrica , hidráulica, ar condicionado, desde outubro de 1992. Membro da ABDEH , Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar onde atua como palestrante ministrando cursos de instalações em todas capitais do  Brasil para arquitetos, engenheiros equipes de manutenção e membros da Anvisa. Ministrou curso de instalações hospitalares em diversos hospitais de São Paulo para equipes de manutenção. Participou como convidado palestrante nos fóruns da ABEClin, Tecsaude, IPH, IBAPE, ABDEH.

Marcelo de Moraes Antunes

Possui graduação em Projeto, Uso e Manutenção de Equipamentos Médico-Hospitalares pela Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (2001). Atualmente é consultor de assuntos regulatórios da SQR Consulting,onde assessora fabricantes de produtos para a saúde na ação a leis e normas. Marcelo também coordena ou participa de diversos comitês de normalização na área de produtos para a saúde da ABNT e reprsenta o Brazil como expert brasileiro indicado em diversas comissões de normalização da ISO e IEC .

Caroline Viana das Chagas Oliveira

Formada em Engenharia de Produção pela UNIGRANRIO (2014), com Pós Graduação em Engenharia Clínica pelo Centro de Pesquisa Albert Einstein (2016). Fez ainda 2º Grau Técnico no INMETRO (2010). É associada da ABECLIN desde 2015 e Coordenadora Administrativa na Regional Rio. Em sua caminhada profissional trabalhou na Empresa Brasileira de Metrologia onde conquistou conhecimento importantíssimo em acreditação de laboratórios de Calibração. Após este período, iniciou sua carreira na engenharia clínica no Hospital Central do Exército, com rápida ascensão para Gestora de Engenharia Clínica no Hospital Municipal Salgado Filho através da empresa JOBMED. Atualmente assumiu dois novos desafios: atuar como Gerente Técnica na empresa DMTEC e oferecer serviços de qualidade na área de calibração, locação e assistência técnica pra hospitais das grandes redes e ser docente na pós-graduação em Engenharia Clínica.

Jorge Ronaldo Moll

Médico Anestesiologista. Mestre e Doutor em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. MBA em Gestão Estratégica para Excelência pela Fundação Getúlio Vargas ? RJ. Gerente de Projetos com Certificação PMP (Project Management Professional) pelo PMI (Project Management Institute). Implantou e foi Responsável Pelo Centro de Ensino e Treinamento em Anestesiologia da Sociedade Brasileira de Anestesiologia no Hospital Geral de Bonsucesso onde ocupou diversos cargos na Área de Gestão. Foi Diretor de Programas Estratégicos do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Ministério da Saúde. Trabalha desde janeiro de 2007 na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro tendo ocupado os Cargos de Assessor de Projetos Estratégicos, Responsável pelo Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, trabalhou no Projeto de Implantação e foi Diretor Executivo da Fundação Saúde, ocupa o cargo de Assessor Chefe da Subsecretaria de Unidades Próprias, incumbido no momento com o Projeto de Implantação da Superintendência de Acompanhamento de Contratos de Gestão, com foco principal na migração da gerência de Unidades Próprias da Administração Direta para Organizações Sociais em Saúde. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anestesiologia, atuando principalmente nos temas: oxigênio/provisão & distribuição, argônio, oxigenioterapia e oxigênio e na Área de Gestão em Sáude e de Programas e Projetos.

Adriano Luis Rodrigues Ferreira

Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2008). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia Elétrica. Possui pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Fundação de Apoio ao CEFET com chancela da Universidade Iguaçu(2010). Tem experiência na área de Segurança Ocupacional. Possui pós graduação em Engenharia Clínica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2012). Tem experiência em gestão de equipamentos médico hospitalares. Possui pós graduação em Proteção Radiológica em Aplicações Médicas, Industriais e Nucleares pela Faculdade Casa Branca - FACAB (2015).

Rodolfo Fernandes More

Formado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de Marília-SP (2000), com Especialização em Engenharia Clínica pela Unicamp (2004), cursou ainda MBA em Gestão de Saúde na FGV-SP. Iniciou sua carreira no Setor Sucroalcooleiro, passando também pela indústria de produtos de higiene e limpeza, na área de certificação trabalhou como Consultor e Auditor em ISO 9001 e ISO 14000 no BVQI, em diversos projetos com destaque a Due Diligence por ocasião da compra da AGIP S.A pela Petrobras S.A, já na área da saúde fundou em 2004 a Engebio Engenharia Ltda, empresa de Prestação de Serviços em Engenharia Clínica por onde atuou por 11 anos em diversos Projetos Nacionais e Internacionais de grande relevância, o que rendeu a empresa o prêmio de empresa Lider do Setor em Engenharia Clínica pelo Grupo Mídia (2014), neste tempo foi ainda premiado por duas vezes como uma das 100 Pessoas Mais Influentes da Saúde no Brasil (2012 e 2013), atuou também como COO da Inova Saúde S.A, empresa responsável pela Construção e Implantação de Hospitais sob regime de PPP em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, cargo que deixou em 2017 para assumir a Diretoria Financeira do CREA-SP por dois mandatos. Do CREA-SP em 2019 recebeu o Diploma do Mérito da Engenharia, maior honraria dada em vida a um profissional, por seu trabalho de valorização das engenharias nos ambientes de saúde, também foi Professor da disciplina de Engenharia Clínica no curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP por 8 anos, atualmente atua como Consultor em Engenharia Clínica. Cargos Associativos ocupados: Presidente da ABECin (2012-2017), Conselheiro CREA-SP (2012-2019), Diretor de Marketing FEBRAE-SP (2016-2018), Membro da célula de gestão estratégica de saúde do Conselho Regional de Administração de São Paulo (2012- atual). 

Ricardo Alcoforado Maranhão Sá

Possui graduação em ENGENHARIA ELÉTRICA pela ESCOLA FEDERAL DE ENGENHARIA DE ITAJUBÁ (1994). Possui pós-gradução na área de ENGENHARIA BIOMÉDICA, com ênfase em ENGENHARIA CLÍNICA pela UNICAMP (1996). Possui pós-gradução na área de SAÚDE PÚBLICA, com ênfase em ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR pela USP (1997). Possui pós-graduação na área de AGENTES DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA pela CAMBURY. Foi consultor na Engenharia Clínica Consultoria de 1996 a 1997. Foi diretor técnico do Serviço de Manutenção de Equipamentos do Hospital Infantil Darcy Vargas em São Paulo-SP em 1997. Foi consultor no MINISTÉRIO DA SAÚDE / Projeto REFORSUS na área de ENGENHARIA CLÍNICA de 1997 a 2001. Foi gerente de produto na SIEMENS na área de RADIOTERAPIA de 2001 a 2002. Foi consultor no MINISTÉRIO DA SAÚDE / Projeto VIGISUS I e II na área de ENGENHARIA CLÍNICA de 2003 a 2009. Foi professor convidado da disciplina Introdução à Engenharia Clínica na PUC GOIÁS entre 2005 a 2007 e 2013 a 2014. Atualmente é professor auxiliar na Escola de Engenharia da PUC GOIÁS desde fevereiro de 2014. Atuou como engenheiro clínico na Secretaria de Estado da Saúde de Goiás entre 2003 a 2018, onde exerceu o cargo de gerente especial na Gerência de Engenharia Clínica. Atualmente é sócio proprietário da Orbis Engenharia Clínica.

Patrícia de Azambuja

Mestranda em Neurociências na UFMG. Especialização em Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica (INATEL). Possui título de proficiência em Anatomia Humana pela Sociedade Brasileira de Anatomia (2014), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia Humana e Neuroanatomia, atuando principalmente nos seguintes temas: lesão cerebral e reabilitação.

Vinícius Dias

Graduado em Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio de Janeiro, com pós-graduação no nível Executivo em Finanças, pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, e mestre em Administração, com ênfase em Finanças, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Vinícius Dias acumula experiência superior a 25 anos de atuação no mercado financeiro, tendo ocupado ao longo desse tempo posições de destaque em grandes conglomerados nacionais e multinacionais.

Bruno Andreas Souza de Camargo da Veiga Roma

Formado em Engenharia Eletrônica pelo CEFET/RJ (1985), com Mestrado em Engenharia Biomédica pelo PEB/COPPE/UFRJ (1992). Fez ainda MBA em Marketing Estratégico pela EBAP/FGV - RJ (1998). Possui também pós-graduação em Administração Hospitalar pelo Centro de Pós-Graduação São Camilo/RJ (2001) e outra pós em Engenharia Econômica pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro ? UERJ (2003). Iniciou sua carreira em empresa multinacional alemã, de grande notoriedade pelo seu mix diversificado de produtos para a saúde (?correlatos?), na qual passou 15 anos, exercendo ao longo deste tempo diversas atividades em áreas fabris e comerciais. De outubro de 2002 até janeiro de 2005 atuou como chefe da Unidade de Tecnovigilância (UTVIG/GGTPS) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ? ANVISA/MS, tendo atuado também como inspetor/auditor de empresas para fins de Certificação de Boas Práticas de Fabricação de Produtos Médicos ? CBPF-PM, conforme a Resolução RDC ANVISA Nº. 59, de 27 de junho de 2000. Participou como instrutor convidado, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, em diversos treinamentos da Resolução RDC ANVISA Nº. 59/2000, que estabelece as Boas Práticas de Fabricação de Produtos Médicos ? BPF. Vice coordenador do Curso Intensivo em Assuntos Regulatórios de Produtos para Saúde no Instituto RACINE (http://www.racine.com.br/ir/curso-intensivo/assuntos-regulatorios-produtos-saude-correlatos/). Consultor SEBRAE/DF nas áreas de Produtividade e Qualidade.